O que foi realmente a minha cirurgia!


Para as meninas que me perguntaram do que foi a minha cirurgia, encontrei no site www.medicodeolhos.com.br, exatamente como foi a minha, quem tiver curiosidade e´muito importante ler, pois as vezes as pessoas acabam achando que aquela peleé normal, quando na verdade pode estar prejudicando sua visão! 

Pterígio ou pterígeo é um crescimento do tecido da conjuntiva sobre a córnea. A conjuntiva é o tecido que cobre a parte branca do olho, chamada de esclera. Por algum motivo, esse tecido se espessa, fica mais vascularizado e cresce sobre a córnea, que é a parte transparente do nosso olho.
Pterigio

O que causa o Pterígio ?
O pterígio é mais comum em pacientes com muita incidência de luz solar, próximos da linha do equador, e em pessoas que trabalham expostas ao sol (pescadores, trabalhadores rurais etc). Ocorre com mais frequência em homens a partir dos 30 anos. 
Pelo que foi dito acima, podemos ver que o principal fator de risco para o surgimento do pterígio é a luz solar. Mas também há um fator genético, individual. Ou seja, pessoas que ficam muito expostas ao sol, não desenvolvem o pterígio enquanto outras que morar em locais mais frios e ficam mais dentro de casa, acabam desenvolvendo essa alteração

Qual a evolução do pterígio ?
No começo, o pterígio é pequeno e só é possível ver pequenos vasos sanguíneos na região próxima a córnea. Com o tempo, o pterígeo fica mais grosso, os vasos mais calibrosos e o tecido avança sobre a córnea, em direção ao centro, a pupila (aquela "bolinha" preta no centro do olho). Quando o pterígeo atinge ou chega perto da pupila ele já começa a afetar a visão. Essa evolução é lenta, ao longo de meses ou anos.

Quais os sintomas do pterígio?
O principal sintoma do pterígio é a vermelhidão do olho. Essa vermelhidão é principalmente no canto do olho, próximo do nariz. Além disso, também ocorre ardência, lacrimejamento, fotofobia, dificuldade em manter os olhos abertos na claridade (fotofobia) e sensação de areia nos olhos
pterigio pequeno
pterigio de tamanho médio
pterigio grande, já atingindo a pupila

O pterígio pode prejudicar a visão ?
Sim. O pterígio pode prejudicar a visão de duas formas. A primeira é tracionando a córnea e consequentemente, distorcendo a formação das imagens (causando astigmatismo). A outra forma é quando ela tampa o eixo visual, isto é, cobre a pupila (também chamada de "menina dos olhos"). (veja as fotos acima)

Qual é o tratamento do Pterígio ?
O tratamento do pterígio nas formas iniciais é apenas com colírios lubrificantes e/ou vasoconstritores para aliviar os sintomas e diminuir a vermelhidão. Mas quando a doença aumenta, o único tratamento possível é a cirurgia.

Como é a cirurgia do pterígio ?
A cirurgia do pterígio  é feita em centro cirúrgico, com anestesia local (ou seja, a pessoa fica acordada e não recebe anestesia geral), dura em média 15 a 30 minutos, e a pessoa vai para casa no mesmo dia e com curativo no olho. Nos primeiros dias, o olho fica vermelho e irritado mas com o uso dos colírios vai voltando ao normal em alguns dias ou semanas.
imagem mostrando a retirada do pterigio durante a cirurgia

Existem várias técnicas para a cirurgia do pterígio. Em todas elas, realiza-se a retirada total do pterígio, a diferença é no que é colocado no local onde antes havia o pterígio. Na técnica mais simples, não coloca-se nada no local. Na técnica mais atualmente utilizada coloca-se uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho (transplante de conjuntiva). Em outra técnica, coloca-se um tecido chamado membrana amniótica (transplante de membrana amniotica) que é um tecido retirado da placenta e processado em laboratório especializado.
A colocação desses tecidos ou enxertos (conjuntiva ou membrana amniótica) visa diminuir a chance do pterígio voltar ou recidivar.
Além disso, alguns oftalmologistas utilizam um medicamento chamado mitomicina C para diminuir a chance do pterígio voltar. Ele pode ser usado durante a cirurgia ou no pós operatório na forma de colírio.
Uma técnica antiga que não tem sido mais utilizado para a cirurgia do pterígio é a betaterapia. Por muito tempo ela teve seu papel mas pelas complicações existentes foi substituida pelas técnicas mais modernas
Pterigio antes da cirurgia e 1 dia depois da cirurgia
Pterigio após da 6 meses da cirurgia 


É preciso dar pontos na cirurgia de pterígio?

Em geral é necessário dar pontos na cirurgia de pterígio, para fixar os "enxertos" (conjuntiva ou membrana amniótica) colocados. No entanto, em alguns lugares, já é usado uma cola biológica que gruda esses enxertos e evita a necessidade dos pontos. Isso é a cirurgia de pterígio sem pontos.

No vídeo abaixo é possível ver uma cirurgia de pterígio. A cirurgia não foi feita por nós, mas é possível ver a retirada do pterígio, a retirada da conjuntiva sadia que vai ser usada como transplante e a sutura com pontos

O pterigio pode voltar?
Sim, o pterigio pode voltar mesmo após a cirurgia. Por isso é importante a realização dessas técnicas mais modernas com colocação de membrana amniótica ou o transplante conjuntival. O uso da mitomicina C também diminui a chance do pterígeo voltar após a cirurgia. 
O que foi realmente a minha cirurgia! O que foi realmente a minha cirurgia! Reviewed by Tupperware e Cia on 15:21 Rating: 5

12 comentários:

  1. Na próxima sexta feira já vou retirar os pontos, e voltarei a enxergar sem muito embasamento nos olhos...ai volto aqui a todo vapor!!!
    bjkss e obrigada a todas pelo imenso carinho que tenho recebido...

    ResponderExcluir
  2. Oie flor!
    Poxa vida que situação chata e complicada né? Infelizmente nós temos que passar por algumas coisas na vida.. Mais to torcendo pra vc melhorar e voltar rapidinho pra cá! rs
    Melhoras <3'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bianca, é bem chatinho mas foi necessário..jaja to 100% bjksss.Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. bOM dIA fÁTIMA, QUE SEU DIA SEJA MARAVILHOSO!
    VEJO SEMPRE O SEU BLOG, MAS NÃO COMENTO E VI VOCE FALANDO NO FACE SOBRE A CIRUGIA, NÃO CONHECIA ESTA DOENÇA, ESTOU COM PROBLEMAS EM MINHA VISTA QUE AINDA SERÁ INVESTIGADO, MAS NÃO TENHO OS SINTOMAS QUE VOCÊ DISSE. o IMPORTANTE É QUE DEU TUDO CERTO E VOCÊ ESTÁ BEM E DE VOLTA! GOSTO MUITO DO SEU BLOG VIU! BEIJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone...
      Que bom recebê-la aqui em meu cantinho, venha sempre que puder será muito bem vinda!
      Pois é veja sim o problema na sua visão, quanto mais cedo descobrir e tratar melhor com saúde não se brinca...bjksss

      Excluir
  4. Graças a Deus ocorreu tudo bem com vc,eu achei interessante esse post,acho q informação é realmente tudo que precisamos!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia que esse é o nome desse problema.
    Pois já vi pessoas assim e ficava imaginando, se aquilo tinha solução, mas graças a Deus tem pelo que li.
    É bom pra ficarmos atentos também, como vc disse não é uma pele normal, acaba prejudicando ao longo do tempo.

    Que bom que deu tudo certo, espero que fique perfeita como antes e logo venha com os seus posts.

    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jane, graças a Deus ja estou bem recuperada ainda falta algumas etapas, mas jaja estou aqui 100%..
      Obrigada pelo carinho...

      bjksss

      Excluir
    2. De nada!
      Seu blog é especial, por isso gostei desse cantinho :) Bjooo

      Excluir
  6. Interessante,já vi algumas pessoas com isso mas nem sabia o nome,e nem sabia que existia cirurgia para a correção.Boa recuperação pra vc e parabéns pela coragem pq a anestesia local deve doer a bessa.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Irei fazer minha cirurgia na sexta, dia 1/09, estou com muita preocupação.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante !!!
Comenta aqui!!!

Tecnologia do Blogger.